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Growth Hacking – Uma nova óptica de mercado
Parafraseando o criador do método, Sean Ellis: “Growth Hacking é marketing orientado a experimentos”. – 2010
Empreendedor visionário, investidor, consultor de startups, fundador e CEO do GrowthHackers.com, a maior plataforma de conteúdo sobre Growth Hacking do mundo, Sean Ellis observou nas pequenas oportunidades (hacks) de mercado o sucesso, e criou estratégias específicas com o objetivo de atingir o rápido crescimento (growth) da empresa.
O que é Growth Hacking?
É a aplicação de estratégias de marketing com ênfase em testes e experimentos, aliado a análises técnicas a fim de obter resultados e, posteriormente, potencializar o crescimento de um empreendimento.
Como o Growth Hacking é aplicado?
Assim como existe o funil de vendas, o Growth Hacking possui um funil próprio, o Funil de pirata, como foi cunhado por Dave Clure, com base na afirmação de que as letras iniciais das etapas do funil podem ter sonoridade semelhante ao de um pirata: AARRR
Funil Pirata – AARRR
- Aquisition (aquisição) – A primeira etapa corresponde aos processos de atração dos potenciais clientes, tendo seu funcionamento semelhante à ao topo do funil de vendas;
- Activation (ativação) – Para promover uma imagem positiva da empresa no cliente interessado, é interessante produzir uma ação de conquista, ofertando desconto ou um simples brinde;
- Retention (retenção) – Ao satisfazer o cliente com uma primeira impressão positiva, a empresa retém seu interesse;
- Revenue (receita) – Devido às boas interações com os clientes até essa fase, a empresa deixara de ser mera cogitação no momento de decisão de compra, para torna-se a referência ideal para satisfazer as necessidades dos consumidores;
- Referall (indicação) – Mais do que consumir os produtos da empresa, o cliente passará a indicá-la, fazendo com que a marca atinja mais pessoas e tenha sua imagem favoravelmente promovida;
Função do Growth Hacker
Geralmente atuante em startups, fintechs e pequenas empresas, o profissional visa grandes resultados em curto prazo a partir da adoção de estratégias eficientes para equalizar as companhias em estágio de baixa nenhuma expressividade, com gigantes, promovendo o avanço da competitividade no mercado.
Para isso, o colaborador responsável pela implementação e desenvolvimento do Growth Hacking, deve ter profundo conhecimento no mercado da empresa, seu produto, público-alvo, concorrência, processos analíticos e, claro, ter perfil empreendedor.
A chave para o rápido crescimento de um novo negócio com presença digital está nas técnicas presentes no Growth Hacking. O preparo técnico é fundamental para que a estratégia seja bem sucedida em sua empresa, por isso, não hesite em contratar um profissional preparado para te auxiliar nessa nova fase, pois o retorno, em breve, será recompensador.